A outra grande muralha da China: como passar pelo bloqueio das redes sociais na China.

January 17, 2017

Firewall literal rs 

 

Todos conhecem a grande muralha da China, uma construção que pode ser vista até do espaço (alguns dizem que até da lua), mas nem todos conhecem a outra grande muralha: A muralha digital ou “the grat firewall of china”, como também é conhecido.

 

O governo chinês investe pesado em monitoração da internet e bloqueia todo o acesso a sites que não podem ter seu conteúdo controlado, como é o caso de redes sociais estrangeiras.

 

Em 6 de dezembro de 2002, 300 pessoas iniciavam o trabalho, chamado na época de “Golden shield” (escudo de ouro) com o intuito de monitorar e bloquear sites considerados “perigosos” pelas autoridades Chinesas. Com o tempo esse monitoramento só aumentou e hoje em dia, muitos sites populares são bloqueados ao acesso na China continental, como por exemplo: Google, Facebook, Ney York Times, Vimeo, Dropbox, etc. Você pode ver uma lista com os mais famosos nesse link . O engraçado é que sites como o famoso The Pirate Bay (https://thepiratebay.org/) tem seu acesso liberado.

 

VPNs

 

Apesar de alguns dos sites ocidentais mais populares estarem bloqueados, uma solução simples para acessá-los na China é o uso de VPNs (sigla de Virtual Private Network – Rede Virtual Privada, do Inglês). As VPNs são a forma mais simples (porém nem sempre seguras) de acessar sites bloqueados. Consistem, basicamente, em acessar usando a rede de outrem em locais onde não há bloqueio. Isso pode ser arriscado pois todas as informações passam por um servidor particular que pode muito bem copiar essas informações.

 

Existem muitos serviços de VPN grátis mas prefiro utilizar os pagos ou mesmo os que dão apenas período de teste grátis por conta da segurança das informações (nada garante que eles são mais seguros, é apenas uma questão mercadológica: eles têm no VPN um negócio e, por conta disso, precisam zelar por um mínimo de qualidade e segurança para não perder clientes).

 

Atualmente estou utilizando o Express VPN(https://www.expressvpn.com/), de todos os que pesquisei, pareceu ser o melhor e mais estável na China. Ele concede uma semana para teste grátis e depois disso custa $ 8,32 por mês no plano anual e $ 12,95 no plano mensal. Ainda garante o dinheiro de volta em 30 dias no caso de insatisfação. A compra pode ser feita direto via Pay Pal. Ah, e se alguém quiser experimentar, usando este link tem um mês grátis.

 

Caso tenham experiência e alguma sugestão de VPN, pode ficar à vontade e se expressar nos comentários.

 

Compartilhe esse conteúdo para ajudar aos viajantes incautos.

Please reload

Posts Em Destaque

Mandarim não é difícil, é diferente.

March 15, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Curso de mandarim no rio de janeiro
     : (21)99925-3650

     : (21) 4125-1778

contato@xiaomandarim.com

Avenida Rio Branco, 124,

Centro - Rio de Janeiro - RJ

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon