Mandarim não é difícil, é diferente.

March 15, 2016

 

Olá, Esta é a primeira postagem do nosso blog. Há algum tempo já venho postando bastante coisa na página do facebook (facebook.com/xiaomandarim), dê uma olhadinha lá e veja o que acha.

 

Tenho visto que há uma impressão na cabeça dos brasileiros de que a língua chinesa é extremamente difícil ou até mesmo impossível de ser aprendida.

 

Vou tentas esclarecer algumas questões que ajudarão a diminuir um pouco este medo:

 

Pela minha experiência, o português é tão difícil quanto o mandarim (talvez mais).

 

A idéia de dificuldade é apenas questão de ponto de vista, é algo muito relativo. Para medir a dificuldade da língua, teríamos que avaliar o tempo que leva para o aprendizado. Nesse site http://www.effectivelanguagelearning.com/language-guide/language-difficulty, há um hanking de horas necessárias para que um falante de inglês aprenda mandarim. 

Em qualquer lugar do mundo, as crianças levam mais ou menos 

 

A maioria das pessoas que teme o mandarim, o faz por dois motivos: Os ideogramas e os tons.

 

Acredito que devam dar mais atenção aos tons, pois a pronuncia tonal é realmente muito diferente e exige muito treino para quem não está acostumado. Já os ideogramas, apesar de serem muitos, hoje em dia não é mais tão impotante saber escrevê-los a mão. Hoje existem muitas ferramentas para falicitar o uso de ideogramas. Os teclados podem ser configurados para escrever o som da palavra e então escolher os ideogramas a partir do som. Para isso é necessário saber pronunciar a palavra e reconhecer o ideograma (que é muito mais fácil do que escrever a mão). 

 

Se leva tempo, não perca tempo!

 

Pra você que está estudando mandarim, uma sugestão é tentar ficar em contato com o idioma o máximo de tempo o possível. Pois para aprendermos uma língua, quanto mais tempo de exposição, melhor é o resultado a longo prazo. Sugiro começar pela pronúncia, existem muitos aplicativos de celular que ajudam. Treine os tons isoladamente e em pares, depois passe para frases. Como é uma língua bem distante da língua portuguesa, o melhor é começar como uma criança, com os primeiros sons, depois palavras e então frases. Só então comece com os ideogramas. Também existem muitas ferramentas gratuitas boas para ajudar no aprendizado.

 

Difícil? Não. Diferente!

 

Como qualquer outra língua, aprender mandarim exige disciplina e dedicação, talvez mais do que a maioria das linguas, mas isso não se dá pela dificuldade e sim pela diferença em relação à sua lingua materna. Por isso a frase: "Mandarim não é difícil, é diferente". Isso é algo que sempre digo aos meus alunos para motivá-los. Acho que a palavra "difícil" é mais desanimadora, prefiro dizer que é diferente.

 

Foco no resultado e motivação.

 

Para mim, aprender a lingua portuguesa é um sofrimento, muita regras, muitas linguas misturadas, enfim, para mim é muito diferente. Mas mesmo assim eu não desisto e você também não deve desistir. Pense assim: Por ser uma lingua muito diferente, poucas pessoas falam e por isso, é um grande diferencial. A cada dia vemos notícias de que a China está investindo mais no Brasil. Até no futebol esse investimento já chegou. Acredito que agora é o momento para aprender mandarim, pois leva tempo até a fluencia por isso precisa começar logo se quiser que seja realmente um diferencial. Hoje já existem muitas técnicas de ensino que visam acelerar o aprendizado, mas a melhor forma de acelerar ainda é ouvindo, falando, praticando. Uma lingua não se aprende estudando, se aprende falando. 

 

Fiquem a vontade para expressar suas opniões sobre esse assunto. 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Mandarim não é difícil, é diferente.

March 15, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Curso de mandarim no rio de janeiro
     : (21)99925-3650

     : (21) 4125-1778

contato@xiaomandarim.com

Avenida Rio Branco, 124,

Centro - Rio de Janeiro - RJ

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon