top of page
  • Foto do escritorXiao Mandarim

Por que aprender mandarim?

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Por que aprender mandarim?

Apesar de parecer óbvio para alguns, vejo que muita gente ainda não se deu conta da importância de aprender a língua chinesa.


Vou citar sete motivos, mas existem muitos outros tá.

1) É a língua MAIS FALADA DO MUNDO.


Quando decidimos aprender uma língua, um dos motivadores é a possibilidade de usá-la no futuro, não é?

Mark Zuckerberg (CEO do facebook), falando mandarim em entrevista.



Dr. House - É cada vez mais comum ver o idioma chinês em séries e filmes


Sheldon Cooper tentando falar mandarim rsrs


Com a língua chinesa, você com certeza, terá muitas oportunidades de praticar: Quem viaja bastante sabe que em todo lugar tem chinês e muitos deles não falam inglês, então sempre é possível ajudar um chinês viajante em apuros e praticar seu mandarim.

Mandarim é a língua mais falada do mundo por falantes nativos e, se levarmos em consideração os não nativos já o segundo. (https://www.ethnologue.com/guides/most-spoken-languages).


Com tantos falantes, é fácil encontrar alguém para praticar e se comunicar. A imensa maioria dos chineses não fala inglês, por isso, é fácil encontrar um chinês precisando de ajuda para se comunicar em locais turísticos, por exemplo.

No Brasil existem muitas lojas de produtos chineses e, normalmente, os chineses ficam no caixa dessas lojas. Falando mandarim dá até pra tentar conseguir um desconto nas compras, e é bem provável que consiga, pois pechinchar é uma prática arraigada na cultura chinesa.

Com o crescente número de estudantes estrangeiros, cada vez mais aparecem cursos com qualidade e preços competitivos e até gratuitos! (Xiao Mandarim, por exemplo rsrs)

2) É uma das seis línguas oficiais da ONU (Isso mesmo, são apenas seis!)


Mandarim é uma das línguas oficiais da Organização da Nações Unidas desde a sua fundação em 1945. Isso demonstra a importância diplomática do idioma.

Cada representante de um país pode falar em qualquer uma das seis línguas, ou, se ele desejar falar na sua própria língua que não seja uma das oficiais, ele vai ter que providenciar um intérprete que irá traduzir numa das seis que são inglês, francês, chinês (mandarim), espanhol, árabe e russo.

3) Não é uma língua fácil de ser aprendida.


Eu sempre digo: “Mandarim não é difícil, é diferente”, mas isso não quer dizer que seja fácil. Justamente por ser uma língua muito diferente, exige muita disciplina e dedicação, além de um método eficaz de estudo.

Não ser uma língua fácil é um motivo para ser aprendida? Sim.

Relativamente, muitos brasileiros falam inglês ou espanhol, que são línguas ocidentais e, por isso, tem mais semelhanças com a língua portuguesa, tornando seu aprendizado mais fácil, por outro lado, isso gera uma maior concorrência para os falantes dessas línguas em relação aos falantes de mandarim. Podemos notar que a maioria dos intérpretes de mandarim são chineses que moram no Brasil e, muitas vezes, não tem formação alguma e ainda cobram muito caro pelos serviços, isso porque falta pessoas capacitadas. Da mesma forma, existem poucos cursos de mandarim e os que existem, ainda são relativamente caros. Felizmente existem cursos online totalmente gratuitos em língua portuguesa. ; )

4) A China é a segunda maior economia do planeta e, muitos afirmam que logo será a primeira.


A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, isso faz com que quem fale mandarim tenha um grande diferencial no mercado de trabalho, tanto no Brasil como na China.

Quem já foi em lojas de marcas famosas sabe que sempre estão cheias de chineses comprando os itens mais caros. Isso demonstra a grande oportunidade em turismo, hotelaria e qualquer serviço para estrangeiros.

5) Acesso à uma cultura milenar e ampliação da visão de mundo.



Conhecendo a língua chinesa, temos acesso a muito material chinês original de arquitetura, filosofia, arte, poesia, caligrafia e muito mais.

Todos sabem que muito se perde em tradução e, ao entender o idioma você pode ter acesso ao pensamento original e a forma de ver o mundo. Com isso sua forma de ver o mundo se amplia consideravelmente.

6) Treina seu cérebro

Alguns estudos (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4364212/) afirmam que diferente da maioria das línguas que ativam apenas o lado esquerdo do cérebro, a língua chinesa utiliza os dois lados do cérebro, nos deixando mais hábeis a “transitar” entre os hemisférios. Ainda não há estudos conclusivos, mas acredita-se que haja implemento nas habilidades que envolvem criatividade e musicalidade.

7) Viajar para a China

Claro que uma das melhores experiências ao aprender uma língua, é poder conhecer o país e colocar o aprendizado em pática, sem a necessidade de intérprete.

A china se abril há alguns anos ao turismo mundial e já é um dos países mais visitados, seja por conta da sua beleza natural, construções como a grande muralha ou a cidade proibida, modernidade ou mesmo pela culinária. Já existem diversos passeios gastronômicos que atraem a cada ano mais visitantes (https://untourfoodtours.com/), muitos não tem noção da deliciosa diversidade gastronômica da China.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page