top of page
  • Foto do escritorXiao Mandarim

Tirando todas as dúvidas sobre a fonética chinesa, alfabeto, pinyin e tons.

Atualizado: 15 de fev. de 2022

Fonética Chinesa: Tirando todas as dúvidas do pinyin.

pinyin

Durante meus anos de experiência ensinando mandarim para estrangeiros, tenho visto muitos estudantes que escrevem muito bem os ideogramas, mas mesmo assim tem uma pronuncia muito ruim. Por isso fiz esse texto, para ajudar a esclarecer e facilitar o uso do pinyin, uma ferramenta para estudo da fonética chinesa.

A escrita chinesa, diferentemente do Brasil, não utiliza letras, mas traços.

Para facilitar no estudo do mandarim, foi criada uma transcrição fonética chamada Pinyin (拼音, pīnyīn) que utiliza letras para expressar o som do idioma mandarim. Como esse sistema foi criado por um comitê de estudiosos chineses, a pronuncia das letras é diferente da que estamos acostumados na língua portuguesa, por isso, os estudantes de língua chinesa necessitam estudar fonética com um falante de mandarim para só então poder utilizar o pinyin.

É necessário estudar o pinyin?

Um erro muito comum é pensar que, por se tratar de letras, não é necessário estudar o pinyin. Muitos estudantes dão muita atenção ao ideograma e esquecem da fonética. A ordem natural do aprendizado é primeiro aprender a fonética, a transcrição fonética (pinyin) e, só então o ideograma.

Na China se utiliza o pinyin?

Até as crianças na china utilizam o pinyin no início dos seus estudos, mas depois não é mais necessário. Da mesma forma, os estudantes estrangeiros necessitam estudar o pinyin apenas no início de seus estudos para depois utilizar apenas os ideogramas. O pinyin não é para ser utilizado como escrita, para isso utilizaremos apenas os ideogramas.

Como escrevemos chinês no computador?

O pinyin também é utilizado para escrevermos em computadores e celulares. Mesmo que o estudante não tenha interesse em aprender a escrever à mão, ele precisa saber a pronuncia correta, saber digitar o pinyin e, pelo menos, reconhecer os ideogramas para escrever no computador.

O Pinyin é composto por 3 partes: Inicial, Final e Tom.

Como a fonética chinesa é bem diferente da brasileira, fiz uma lista de sons com algum correspondente em português que pude encontrar para facilitar a compreensão:

Iniciais: São 23, alguns tem sons semelhantes ao do português:

Nesse outro vídeo, fiz um resumo das pronuncias das consoantes (iniciais):


Finais: As finais são mais parecidas com as vogais da língua portuguesa, com exceção de algumas:




Tons:

Em qualquer língua a entonação é algo importante.

Na própria língua portuguesa, a entonação muda todo o sentido de uma frase.

Por exemplo, a entonação na frase: “você é professora”, é diferente de “você é professora? ”, “você é professora! ” e “você, é professora? ”. A primeira é uma afirmativa, a segunda interrogativa, a terceira é uma exclamação e a quarta uma dúvida ou surpresa. O interessante é que na linguagem oral, apenas uma mudança na entonação é necessária para mudar todo o sentido dessas frases.



Se, na língua portuguesa a entonação é importante, na língua chinesa é ainda mais. No mandarim, cada ideograma tem uma sílaba e, em cada sílaba, uma entonação própria. Sendo assim, como existem muitas palavras com duas (ou mesmo uma) sílabas, ao pronunciar a entonação erradamente, é bem provável que vá pronunciar uma outra palavra.


Tá achando difícil lembrar os tons, fiz alguns vídeos com dicas de como lembrar os tons de forma descontraída:


Primeiro tom com quatro tons:


Segundo tom com quatro tons.


Terceiro tom com quatro tons.

Quarto tom com quatro tons.


Então, acho que tudo ficou bem claro né?


Essa tabela mostra todas as possibilidades de pronúncias. Note que onde está vazio é porque é um som que não existe na língua chinesa:




Caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão, pode falar comigo tá bom? Bjs.

5.393 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page