top of page
  • Professora Xiao

Mandarim não é difícil, é diferente.

Atualizado: 7 de set. de 2020


Olá, Esta é a primeira postagem do nosso blog. Há algum tempo já venho postando bastante coisa na página facebook.com/xiaomandarim, Youtube.com/xiaomandairm e instagram.com/xiaomandarim, dê uma olhadinha lá e veja o que acha.


Por que afirmo que “mandarim não é difícil, é diferente”?


Primeiro, quero deixar bem claro uma coisa. Quando eu afirmo que não é difícil, não estou afirmando que seja fácil. É que a ideia de dificuldade é uma questão de ponto de vista, é algo muito relativo e subjetivo, além de poder contribuir para criar um bloqueio. Para medir a dificuldade da língua, teríamos que avaliar o tempo que um falante médio de outra língua leva para o aprendizado. Nesse site, há um ranking de horas necessárias para que um falante de inglês aprenda mandarim. Mas, se uma criança chinesa aprende a falar mais ou menos da mesma idade que uma criança brasileira, então não acho que um ou o outro seja mais difícil de aprender, apenas são diferentes e, por isso, possuem (ou pelo menos deveriam possuir) abordagens de ensino diferentes.

Tenho visto que há uma impressão na cabeça dos brasileiros de que a língua chinesa é extremamente difícil ou até mesmo impossível de ser aprendida. O que me parece, é que há uma grande decepção (ou até mesmo trauma) em relação ao resultado do estudo de mandarim no Brasil. Talvez isso seja consequência de muitos "professores" de mandarim no Brasil não serem realmente professores com formação. Na maioria dos casos, são brasileiros que moraram na China por alguns anos, ou chineses que moram no Brasil e, por falarem bem a língua se acham aptos a ensiná-la e, em muitos caso até "desenvolvem" material didático "próprio". Além de tudo isso, a maioria das pessoas que teme o mandarim, o faz por dois motivos: Os ideogramas e os tons.

Vou tentar esclarecer algumas questões que ajudarão a diminuir um pouco este medo:

Considero que o português seja mais complexo de aprender que o mandarim.

Sabe por que eu digo isso?

Conheço vários chineses que moram no Brasil há muitos anos, assim como também conheço Brasileiro que moram na China. Todos os chineses que moram no Brasil há muitos anos (Com exceção dos que vieram pra cá quando eram crianças), falam o português muito errado, na pronuncia e também gramaticalmente, no entanto, conheço brasileiros que moram e moravam na China há bem menos tempo e falam mandarim certinho.


Acredito que muitos estudantes deveriam dar mais atenção aos tons, pois a pronuncia tonal é realmente muito diferente e exige muito treino para quem não está acostumado. Já os ideogramas, apesar de serem muitos, hoje existem muitas ferramentas para facilitar o seu aprendizado. Os teclados podem ser configurados para escrever o som da palavra e então escolher os ideogramas a partir do som. Para isso é necessário saber pronunciar a palavra e reconhecer o ideograma (que é muito mais fácil do que escrever a mão).


Mesmo com vários aplicativos, escrever a mão ainda é a melhor forma para memorizar os ideogramas, mas isso toma tempo, algo escasso nos dias de hoje. Então, se leva tempo, não perca tempo!

Pra você que está estudando mandarim, uma sugestão é tentar ficar em contato com o idioma o máximo de tempo o possível. Pois para aprendermos uma língua, quanto mais tempo de exposição, melhor é o resultado a longo prazo. Sugiro começar pela pronúncia, existem muitos aplicativos de celular que ajudam. Treine os tons isoladamente e em pares, depois passe para frases. Como é uma língua bem distante da língua portuguesa, o melhor é começar como uma criança, com os primeiros sons, depois palavras e então frases. Só então comece com os ideogramas. Também existem muitas ferramentas gratuitas boas para ajudar no aprendizado.

Difícil? Não. Diferente!

Como qualquer outra língua, aprender mandarim exige disciplina e dedicação, talvez mais do que a maioria das línguas, mas isso não se dá pela dificuldade e sim pela diferença em relação à sua língua materna. Por isso a frase: "Mandarim não é difícil, é diferente". Isso é algo que sempre digo aos meus alunos para motivá-los. Não gosto da palavra "difícil", acho desanimadora, prefiro dizer que é diferente.

Foco no resultado e motivação.


Para mim, aprender a língua portuguesa não é mole não, muita regras, muitos idiomas misturados, enfim, para mim é tudo muito diferente. Mas mesmo assim eu não desisto e você também não pode desistir. Pense assim: Por ser uma língua muito diferente, poucas pessoas no Brasil falam e por isso é um grande diferencial. A cada dia vemos notícias de que a China está investindo mais no Brasil. Até no futebol esse investimento já chegou. Acredito que agora é o momento para aprender mandarim, pois leva tempo até a fluência. Precisa começar logo, se quiser que seja realmente um diferencial. Hoje já existem muitas técnicas de ensino que visam acelerar o aprendizado, mas a melhor forma de aprender ainda é ouvindo, falando, praticando. Uma língua não se aprende apenas estudando, se aprende falando.

Fiquem a vontade para expressar suas opiniões sobre esse assunto.


Aproveito para apresentar meu projeto social que é um curso de mandarim online totalmente gratuito. É só acessar bit.ly/mandarimgratis para ver todas as aulas e t.me/mandarim para ingressar no grupo do telegram para praticar e tirar dúvidas.


1.238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page